HIPERTENSÃO
Representante do grupo das doenças crônicas não transmissíveis, a HAS é definida como uma patologia de caráter multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), mais precisamente pressão sistólica maior ou igual a 140mmHg e pressão diastólica maior ou igual a 90mmHg (SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 2010).
Trata-se do principal fator de risco para acidente vascular cerebral (AVC) e o segundo, de infarto do miocárdio. Essas são as doenças que mais matam no mundo e, por isso, é tão importante entender a hipertensão para cuidar dela e preveni-la. Em 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão.
As dificuldades relacionadas com as condições das gestantes referem-se, principalmente, ao desconhecimento do tratamento medicamentoso e à não-utilização do medicamento, além do não-cumprimento de práticas saudáveis de alimentação.
Pressão Alta, o mesmo que Hipertensão Arterial. Instala-se o quadro de hipertensão arterial segundo os especialistas médicos-cardiologistas, quando a pressão sanguínea nas artérias ultrapassa suas medidas normais, que são 12 a 14 (máximas) e 6,5 a 9 (mínimas). Essa enfermidade geralmente é associada a pessoas idosas, mas ultimamente tem sido diagnostificada em muitos jovens em conseqüência de erros alimentares, do alcoolismo, do tabagismo, obesidade, esforços físicos exagerados, falta de repouso, sedentarismo etc. seus principais sintomas são: dor de cabeça, memória fraca, insônia, sensação de