Hipertensão
O que é
É a pressão alta, acima dos limites considerados normais, de 140/90 mmHg. Trata-se de uma doença que pode matar. É a principal causa do infarto, do derrame e dos problemas nos rins. Sua causa ainda não é bem definida, mas se conhecem os fatores que aumentam as chances de a pressão subir. Quem é obeso, tem diabete, fuma, é estressado, come muito sal, abusa do álcool, tem vida sedentária, ou é filho de hipertensos está na mira do problema.
O ideal é que a pressão do sangue sobre as paredes das artérias fique em torno de 12 por 8. A partir de 14 por 9, o indivíduo já é considerado hipertenso. Seu coração está sempre trabalhando em regime forçado.
Sintomas
Muita atenção: a pressão alta geralmente não apresenta nenhum sintoma.
Por isso é chamada de assassino misterioso. A única maneira de descobrir é tirando a prova. Se você não medir a pressão, nunca vai saber. Ou melhor, só vai saber quando for tarde demais que o hipertenso deve fazer?
* Controlar a pressão medindo-a regularmente
* Fazer exames médicos periódicos
* Usar a medicação indicada pelo médico de forma disciplinada e correta
* Não tomar nenhum medicamento sem o conhecimento do médico
* Diminuir a quantidade de sal ingerida, beber bastante líquido e ter uma alimentação saudável
* Praticar alguma atividade física
* Manter um peso saudável
Trata-se de um tratamento não farmacológico para hipertensos, que tem como proposta o seguinte lema: “Diminua sua pressão modificando seus hábitos alimentares”.
A dieta recomenda o aumento do consumo de frutas – pelo menos três porções diariamente –, verduras, grãos integrais, peixes – que contém ácidos gordos, como o Ômega 3 –, aves (sem pele) e gorduras monoinsaturadas, tendo como objetivo um consumo adequado de magnésio, potássio, cálcio, proteínas e fibras.
No entanto, é necessária uma redução na ingestão de gordura saturada, colesterol, carnes vermelhas, processados, doces, bebidas que contenham