Hipertensão - Uma doença do sistema cardiovascular
Polo de Brasília – Psicossomática VIII
Hipertensão Arterial – Uma Doença do Sistema Cardiovascular
Trabalho apresentado a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo que é um resumo de obras de vários autores sobre o tema em foco.
Alunos:
1) Fábio Hexsel
2) Inaê Baris
3) Lúcia Ma. Lopes Cavalcante
4) Miguel Ribeiro
Orientador: Prof. Waldemar Magaldi
2013
1. Introdução.
O trabalho sobre Hipertensão Arterial é o nosso primeiro desafio na jornada da Psicossomática e, como debutantes neste campo, tivemos que nos ater a um pequeno espectro que abrangesse o entendimento da doença através dos seus sintomas e a mensagem implícita que, segundo a visão junguiana, traz também o caminho para a cura.
Entendendo a Hipertensão Arterial
Primeiramente temos que considerar que o coração lança, a cada pulsação, um volume de sangue nas artérias e estas, dada a sua elasticidade e espessura, levam o sangue a todo corpo. A pressão vai diminuindo à medida que as artérias diminuem de volume e devido a isso umas são chamadas de artérias, com aorta e as de menor volume denominadas veias. Um exemplo que caracteriza esse diferença está na quantidade de jorro de sangue que a aorta é muito intenso e nas veias é bem menor.
As causas da hipertensão arterial são advindas de um complexo desequilíbrio no sistema responsável pela manutenção de um fluxo e volume sanguíneo satisfatórios e do tônus da musculatura arterial. Todo esse processo está sob o comando e controle do Sistema Nervoso Central, em sua secção autônoma. Nossas necessidades corporais de sangue variam de momento a momento e de região a região do corpo, conforme as solicitações internas e externas. Na realidade, apenas 10% dos caso de hipertensão arterial têm suas causas específicas detectadas e a expressiva