Trabalho De Fisiologia
A hipertensão arterial sistêmica (HAS), e uma das doenças de maior prevalência no mundo, caracteriza pelo aumento pressão arterial, tendo como causas hereditariedade, a obesidade, sedentarismo, etilismo, estress,e outros, sedo que sua incidência aumenta com a idade. Alem desses fatores existem ainda outros que também são apontados como causa para á HAS, tais como abaixa escolaridade e a presença familiar portador diabetes.
Hipertensão Arterial
Hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9.
A hipertensão arterial é um importante fator de risco para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, que se exteriorizam, predominantemente, por acometimento cardíaco, cerebral, renal e vascular periférico.
É responsável por 25% a 40% da etiologia multifatorial das doenças isquêmicas do coração e dos acidentes vasculares cerebrais, respectivamente. Esta multiplicidade de conseqüências coloca a hipertensão arterial na origem das doenças crônico-degenerativas e, portanto, a caracteriza como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos.
A organização mundial da saúde (OMS) considera a HAS sistêmica grande problema saúde publica, pois no mundo são 600 milhões, desse, 500 milhões precisam intervenção medica imediata. Prevalência hipertensão arterial e de seus fatores de risco pode ser de grande valor para orientar o planejamento das políticas de saúde.
A HAS no Brasil é um dos principais fatores para doença cardiovascular é acidentes cardiovasculares encefálicas e a prevalência estimada de hipertensão no Brasil atualmente é de 35% da população acima de 40 anos. Sendo que 300 mil pessoas morrem anualmente de doenças cardiovasculares, e quase 50% delas em decorrência da hipertensão. Estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros seja hipertensos, e que a cada cinco habitantes, um seja portador da doença.