Hipertensão Portal por Varizes Esofágicas
HIPERTENSÃO PORTAL POR VARÍZES ESOFÁGICAS
Trabalho para obtenção de nota bimestral da disciplina de Dietoterapia I do Curso de Nutrição da Universidade de Franca.
Prof.ª Mestre em Ciências Médicas - Fabíola Pansani Maniglia
UNIFRAN
2014
Introdução
Praticamente todo o sangue que passa pelo tubo digestivo, desde a parte final do esôfago até o ânus, recebe os produtos da digestão e absorção dos alimentos. Esses produtos não podem ser distribuídos diretamente aos outros órgãos, pois muitos são tóxicos ou precisam ser transformados antes de entrarem na circulação. Esse sangue rico em nutrientes e toxinas corre por veias que vão se unindo até chegar à veia porta hepática, que é a principal fonte de sangue do fígado (há ainda a artéria hepática, que é necessária para trazer mais oxigênio ao órgão).
No interior do fígado, o sangue flui da veia porta para veias cada vez mais finas, até que chega aos sinusóides (aonde os hepatócitos processam os produtos da digestão, além de muitas outras funções) e depois é coletado pelas veias centrolobulares, que levam o sangue para fora do órgão até as veias hepáticas, depois para a veia cava inferior e o coração, de onde o sangue com os nutrientes será distribuído por todo o organismo.
Na cirrose, há a formação de cicatrizes no interior do fígado, distorcendo toda a sua estrutura, o que prejudica o fluxo de sangue.
As varizes esofágicas se desenvolvem quando o fluxo sanguíneo hepático é obstruído por tecido cicatricial no fígado ou de um coágulo.
Para contornar os blocos, o sangue flui nos vasos sangüíneos menores que não são projetados para transportar grandes volumes de sangue. Os vasos sanguíneos pode haver uma hemorragia ou até mesmo pode quebrar, causando uma hemorragia que pode ser fatal.
Cirrose
Umas das mais importantes complicações da cirrose é sem dúvida a formação de varizes no esôfago.
As varizes esofágicas são o resultado