Hipertensão Arterial Sistêmica
A pressão ou tensão arterial é a força que o sangue exerce sobre uma artéria. E hipertensão passa ser uma força maior do que o normal, exercida pelo sangue na parede da artéria. E essa força aumenta devido a fatores como maior expectativa de vida, maior incidência de obesidade, estresse, sedentarismo e maus alimentos alimentares.
Sintomas:
Um dos grandes problemas da hipertensão arterial é o fato desta ser assintomática até fases avançadas. Não existe um sintoma típico que possa servir de alarme para estimular a procura por um médico.
Mas os sintomas comuns são: dor de cabeça, cansaço, dor no pescoço, dor nos olhos, sensação de peso nas pernas ou palpitações.
Importante:
Todo indivíduo adulto deve pelo menos uma vez a cada um ou dois anos medir sua pressão arterial. Se o paciente for obeso, fumante, diabético ou se tiver história familiar de hipertensão arterial, a pressão deve ser medida com uma periodicidade maior, cerca de duas vezes por ano.
Já os pacientes sabidamente hipertensos devem medir a pressão arterial pelo menos uma vez por semana para saber se a hipertensão está bem controlada
Diagnóstico:
Não se faz diagnóstico baseado em apenas uma única medida.Vários fatores podem alterar a pressão arterial, geralmente, estresse, esforço físico, uso de bebidas alcoólicas, cigarro, etc.
Para se dar o diagnóstico de hipertensão arterial são necessárias de três a seis aferições elevadas, realizadas em dias diferentes, com um intervalo maior que um mês entre a primeira e a última aferição.
O paciente considerado hipertenso é aquele que apresenta a sua pressão arterial elevada frequentemente e durante vários períodos do dia.
Fatores de risco:
- Raça negra
- Obesidade
- Elevado consumo de sal
- Consumo de álcool
- Sedentarismo
- Colesterol alto
- Apneia obstrutiva do sono
- Tabagismo
- Diabetes Mellitus
Tratamento da hipertensão arterial
- Redução de peso
- Iniciar exercícios físicos