Hipersensibilidade
Tipo II (tipo citotóxico): Anticorpo citotóxico (IgG e IgM) formados contra antígenos de superfície celular; complemento geralmente envolvido. Ex: anemias; hemolíticas auto-imunes e doença de Godpasture; Anticorpo não citotóxico contra receptores de superfície celular. Ex: doenças graves.
As reações do I envolvem IgE, no tipo II são mediadas por IgG e IgM Caracteristicas importantes IgG e IgM: capacidade de ativar o sistema complemento através do domínio Fc da imunoglobina.
Existem diversos mecanismos de citotoxicidade dependentes de anticorpos
Modelo classico de citotoxidade mediada por anticorpo dirigido contra eritrócitos:os anticorpos de classe IgM ou IgG ligam-se a um antigeno na superfície da membrana do eritrócito. Sob densidade suficiente, a imunoglobina ligada provoca a fixação do complemento por meio de C1q e a via clássica. Uma vez ativado o sistema complemento pode provocar a destruição da célula-alvo por meio de vários mecanismos diferentes.
Produtos do complemento: podem lisar diretamente as células-alvo por meio da formação de complexos de complemento C5b-9. Complexo conhecido como complexo de ataque à membrana devido à sua capacidade de se inserir na membrana plasmática como as aduelas de um barril e formar orifícios ou canis iônicos, dessa forma destruindo a barreira de permeabilidade e induzindo a lise celular. Este tipo de lise mediada por complemento é exemplificada por certos tipos de anemia hemolítica auto-imune que envolve formação de anticorpo contra antígenos de grupos sanguíneos nos eritrócitos. Nas reações