Hiperbole
"Os muçulmanos da Espanha editaram o que eles chamam de a primeira Fatwa (edito religioso) do mundo contra Osama Bin Laden, na véspera do primeiro aniversário do atentado contra os trens de Madri. A ordem foi emitida pela Comissão Islâmica da Espanha, o principal grupo de representação da comunidade muçulmana no país, que conta com cerca de 1 milhão de pessoas. A Fatwa diz que, 'de acordo com o Corão, os atos terroristas de Osama Bin Laden e sua rede AI-Qaeda são totalmente banidos e devem ser fortemente condenados como parte do islã',"
Terrorismo político e terrorismo religioso O terrorismo (em suas variadas formas) substituiu a ex-URSS como o "grande inimigo" dos Estados Unidos na década de 1990, Porém, essa forma de manifestação política e religiosa não é nova. Há alguns anos, grupos radicais usam essa estratégia sob o pretexto de defender suas pretensões. O nacionalismo separatista é a causa de vários conflitos em todo o mundo. Uma das formas usadas por alguns grupos separatistas para lutar por sua causa e chamar a atenção para ela é o terrorismo, Nesses casos, os ataques terroristas têm motivação essencialmente política. A organização terrorista separatista basca ETA pode ser incluída nessa modalidade, assim como as guerrilhas sul-americanas de direita e de esquerda, que lutam pela mudança de regime de governo nos países onde atuam. Outra forma comum de manifestação do terror é aquela que possui motivação religiosa. Entre elas, a mais atuante é o terrorismo islâmico, embora outras religiões usem esses meios para a defesa de suas causas. Muitas vezes, o terrorismo praticado por grupos religiosos pretende também alcançar a liberdade política em suas regiões. Isso acontece na Irlanda do Norte (IRA), na índia (sikhs), no Sri Lanka (tâmeis) e em outras partes do mundo.
Entre a paz e o terrorismo Assim se apresenta o islã, religião fundada no século VII, no mundo árabe, pelo profeta Maomé: de um