Elementos básicos da musica
Som e Barulho
Ritmo
Melodia
Harmonia
Som e barulho
O som é causado por algum corpo que vibra
Altura – em que medida se revelamos sons graves ou agudos
Volume ou intensidade – em que medida se revelam os sons fortes ou fracos
Timbre – a qualidade ou coloração dos sons
No primeiro exemplo, as vibrações formam um desenho de ondas regulares e constantes. Tem-se a representação gráfica de um som musical, isto é, de um nota que tem altura definida e distinta.
No segundo exemplo, as vibrações resultantes da queda de uma bandeja cheia de copos produzem uma mistura confusa de ondas sonoras, expressas num desenho também confuso e extremamente irregular. Estes sons, cuja altura não é definida, são classificados como barulho.
O barulho também tem um papel importante na musica. Muitos instrumento de percussão produzem vibrações irregulares
Ritmo
RITMO: É a variação do tempo de cada som.
O ritmo é sem dúvida o elemento mais básico da música embora algumas pessoas pensem que é a melodia, pois através dela reconhecemos determinada música. A melodia é a canção. Mas se tirarmos o ritmo? Não é possível ir à nota seguinte sem criar algum tipo de ritmo (movimento). Sem ritmo não há música. Mas se tirarmos a melodia? Continua sendo música, pois música é o som organizado no tempo, exemplo disto é uma bateria, que embora não construa uma melodia, constitui uma significativa contribuição na execução de uma obra musical.
Melodia
MELODIA: Melodia é uma sequência de notas organizadas de forma a proporcionar sentido musical para quem a escuta. A melodia é a canção propriamente dita. É através dela que reconhecemos a música que está sendo tocada.
Harmonia
HARMONIA: Ocorre quando dois ou mais sons são ouvidos simultaneamente, produzindo um acorde.
Obs: Usamos a palavra harmonia de duas maneiras, para nos referirmos as notas que compõem determinado acorde, e em sentido amplo, para descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes durante