hiperatividade
Soreana Redivo
Profª Terezinha Caetano
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART0107/2)
11/06/2013
RESUMO
A hiperatividade é um problema mais comum em crianças e tem como sintomas a desatenção e a alta atividade (agitação além do comum). Para haver o diagnóstico desse transtorno, tais sintomas devem interferir/afetar significativamente na vida e desenvolvimento normais da criança, já que esses sintomas também podem ser encontrados em pessoas comuns, mas que não tenham o transtorno. Como a hiperatividade é mais facilmente detectada quando a criança inicia seus estudos (em alguns casos até antes), o professor é o agente facilitador no processo ensino-aprendizagem, já que exige um preparo especializado. Assim, cabe aos pais e professores se prepararem para atenderem essas crianças, já que são eles seus assistentes diretos de comportamento e ensino.
Palavras-chave: Hiperatividade. Crianças. Professores. Pais.
1 INTRODUÇÃO
A hiperatividade ocorre em diversos graus de intensidade, com sintomas que variam entre leves a graves. Dependendo da gravidade destes sintomas, a hiperatividade pode comprometer o desenvolvimento de habilidades motoras, de linguagem e de memória. É um transtorno que afeta crianças, adolescentes e até adultos, embora o mais comum seja encontrar crianças de sexo masculino.
É muito importante que as causas da hiperatividade sejam identificadas de forma correta. Diagnóstico errado leva a tratamento inadequado. Por isso é necessário saber mais sobre diagnostico, e com isso ter opções de melhor tratamento, o que pode fazer toda a diferença.
2 A HIPERATIVIDADE
Tem como sinônimo aumento de atividade. È considerado um transtorno de déficit de atenção, onde gera transtorno a si mesmo e aos outros. A hiperatividade infantil se relaciona com deficiências de percepção e dificuldade de aprendizagem. Manifesta-se como uma dificuldade extrema de concentração, agitação