hipedrose
881 palavras
4 páginas
Hiperidrose: saiba como curar a doença do suor excessivoConheça os tipos de tratamento para o problema e veja como eliminá-lo de vez por todas
Publicado em 11/02/2011
Leo Branco
Conteúdo SOU MAIS EU!
A hiperidrose afeta cerca de 2% da população
Foto: ThinkStock
O QUE É?
A hiperidrose, também conhecida como doença do suor excessivo, acontece quando o suor se concentra apenas em uma área e ocorre independentemente do calor. Ela não causa graves males à saúde, mas provoca muito constrangimento.
Cerca de 2% da população sofre com o mal e vários fatores explicam o seu surgimento. "Doenças da tireoide e emocionais, câncer, menopausa e obesidade estão entre eles", explica a dermatologista Alessandra Haddad, da Unifesp.
Mas até pessoas saudáveis sofrem com a hiperidrose. Basta o sistema nervoso enviar estímulos demais às glândulas que produzem suor. A maioria delas está nas axilas, mãos e pés. "São áreas onde o suor excessivo é mais comum", esclarece o cirurgião vascular Cléber Fabre.
TRATAMENTO
Os tratamentos variam de acordo com a intensidade da doença. Para todos os casos, a indicação é usar meias e roupas de algodão. Elas permitem que a pele "respire" e, assim, dissipe o suor.
Casos leves: Quando o suor não se repete todos os dias, o indicado é usar pomadas e desodorantes antitranspirantes à base de cloreto de alumínio. Eles evitam o suor porque tampam a saída das glândulas sudoríparas para a pele.
Casos médios: Nos casos em que o suor aparece todos os dias, é possível amenizar esses sintomas com remédios à base de oxibutinina. Eles agem dentro das glândulas e reduzem a atividade desses órgãos. Médicos dermatologistas, endocrinologistas e cirurgiões podem indicar esses remédios.
Casos graves: Se o suor surge em graus mais elevados, deve-se recorrer a tratamentos com toxinas botulínicas, como o botox, ou a uma cirurgia, chamada de simpatectomia.
INTERVENÇÕES MÉDICAS
Aplicação de botox: A aplicação da toxina é feita sobre as