Hino ao Mistério de Piedade
Introdução 4
1. Hino ao mistério da piedade: ITm 3,16. 5
1.1. o Hino e suas respectivas Expressões. 5
1.1.1.“mistério”. 5
1.1.2. “piedade”. 6
1.1.3. “Contemplado”. 8
1.1.4. “Proclamado entre as nações e acreditado no mundo”. 9
Conclusão 11 bibliografia 12
Introdução
Em algumas palavras queremos apresentar um esboço daquilo que nos oferece a Primeira Carta de São Paulo a Timóteo, chamando a atenção ao 3,16: “Como nós todos reconhecemos e professamos, é grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, justificado pelo Espírito, contemplado pelos anjos, proclamado entre as nações, acreditado no mundo, arrebatado na glória”.
Neste pequeno trecho, porém, profundo e riquíssimo em conteúdo, onde o Apóstolo deu ênfase a Pessoa de Jesus Cristo, O exaltando, dentro de um perfeito hino, que chamaremos de “Hino ao mistério da piedade”.
Procuraremos desenvolver o respectivo trabalho, com argumentos defensores da nossa fé em contraste com as doutrinas do gnosticismo, que deu seu parecer, a saber, que o conhecimento de Deus se dá apenas pela razão, não precisando de revelação ou religião.
Enfim, caminharemos com São Paulo, no decorrer de todo o versículo, e com ele querendo exaltar o Filho de Deus, que foi crucificado e que vive na glória, preparada também para os seus eleitos, juntamente com todos os anjos e santos.
1. Hino ao mistério da piedade: ITm 3,16.
“Como nós todos reconhecemos e professamos, é grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, justificado pelo Espírito, contemplado pelos anjos, proclamado entre as nações, acreditado no mundo, arrebatado na glória” (BÍBLIA CNBB1).
A respeito desse versículo, faz uma grande observação:
Aparecido... na glória: uma antiga formulação poética do querigma. Três pares de expressões estão organizados para justapor acontecimentos celestiais/ espirituais e terrenos. Com uma exceção, as seis expressões gregas têm quase o mesmo número de sílabas (ERONIDES; VIDA; MANUEL; ZANETTI;