hingrid
Pedagogia – 1º Semestre A - Manhã
A COESÃO TEXTUAL
Quando falamos em texto coeso, estamos nos referindo a um texto em que as partes são articuladas numa unidade harmônica, em que há um encadeamento de ideias facilmente observável. Mas, como produzir um texto coeso?
Algumas palavras ou expressões têm a função de estabelecer relações entre os termos de uma oração, entre frases e orações, entre períodos e parágrafos. Outras têm a função de remeter a elementos do texto já citados ou aos quais ainda se fará referência (substitutos). Por terem a função de unir elementos, relacionando-os para constituir o texto como unidade de sentido, são chamados elementos de coesão.
EXERCÍCIO SOBRE COESÃO TEXTUAL
Leia o texto a seguir. É o primeiro parágrafo escrito por Sonia Kramer para um documento do Ministério da Educação (Ensino Fundamental de 9 anos, de 2007). Observe os elementos que foram utilizados para dar coesão ao texto. Nos parágrafos seguintes, alguns elementos de coesão foram omitidos e sua tarefa será completá-lo, aproveitando as sugestões do quadro. Mas, atenção: nem todos os elementos de coesão apresentados no quadro serão utilizados.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE (Sônia Kramer) Este texto tem o objetivo de refletir sobre a infância e sua singularidade. Nele, a infância é entendida, por um lado, como categoria social e com categoria da história humana, englobando aspectos que afetam também o que temos chamado de adolescência e juventude. Por outro lado, a infância é entendida como período da história de cada um, que se estende, na nossa sociedade, do nascimento até aproximadamente dez anos de idade. Pretendemos, com este texto, discutir a infância, a escola e os desafios colocados hoje para a educação infantil e o ensino fundamental de nove anos.
______, são apresentadas algumas ideias sobre infância, história, sociedade e cultura contemporânea. ______, analisamos as crianças e a chamada cultura infantil, tentando