bactérias hospitalares
Pesquisa: Pseudômonas, Klebsiella, Bactérias esporuladas.
Pseudômonas
Características gerais: As espécies do gênero Pseudômonas são bacilos Gram-negativos, aeróbios e móveis. Possuem necessidades nutricionais mínimas, sobrevivendo em uma grande variedade de ambientes. Encontram-se amplamente distribuídas no solo e na água, e podem também fazer parte da microbiota normal do trato intestinal e pele de 3 a 5 % da população. (2)
Pseudômonas aeruginosa
Pseudômonas aeruginosa é uma bactéria móvel, em forma de bastonete, medindo cerca de 0,6 x 2,0mm. É Gram-negativa e ocorre como bactéria isolada, em pares e, em certas ocasiões, em cadeias curtas.
É um organismo saprófito difundido na natureza, particularmente em ambientes úmidos e dotado de pequeno potencial patogênico. No entanto, devido a sua habilidade de sobreviver em materiais inertes e sua resistência a muitos antissépticos e antibióticos, Pseudômonas aeruginosa tem se tornado um importante e frequente patógeno nosocomial. De fato, em hospitais pias, equipamentos para terapia respiratória e soluções antisséptica ou detergente podem agir como reservatórios para Pseudômonas aeruginosa.
Uma característica da Pseudômonas aeruginosa é a alta resistência a diversos tipos de antibióticos, seja ela intrínseca ou adquirida. A resistência apresentada por esses microrganismos é principalmente devido a baixa permeabilidade da membrana externa e aos sistemas de efluxo multidrogas. Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria aeróbia não fermentadora que deriva sua energia de processos oxidativos de carboidratos aos invés de fermentação. Pode crescer em meios de cultura contendo somente acetato como fonte de carbono e sulfato de amônio como fonte de nitrogênio. Além disso, embora sendo um aeróbio, ela pode crescer anaerobicamente e em algumas circunstâncias usar o nitrato como fonte de elétrons. Forma colônias redondas e lisas de coloração esverdeada