Estudo de bactérias no efluente hospitalar provenientes das lavanderias
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE
ESTUDO DE BACTÉRIAS NO EFLUENTE HOSPITALAR PROVENIENTES DAS LAVANDERIAS
Pesquisadores (as):
Isabelly Caroline Amaral Orientadora: Stella Maris Castro Jimenez
Recife, 2012
RESUMO
Esta pesquisa teve por finalidade estudar a ocorrência de bactérias nos efluentes de lavanderias hospitalares e as etapas do processo de lavagem e desinfecção do enxoval. Durante o período de 12 meses foram realizadas visitas técnicas tanto no ambiente hospitalar como em empresa terceirizada além de entrevistas e pesquisas em sites e literaturas relacionadas.
Palavras-chave: bactérias, processo de lavagem, ambiente hospitalar.
APRESENTAÇÃO
As bactérias são organismos presentes no ambiente hospitalar e a lavanderia é responsável pela limpeza e desinfecção do enxoval, promovendo qualidade e segurança e confiabilidade uma vez que os microrganismos que podem contaminar são diferentes entre si na habilidade de aderirem aos tecidos. Então a atuação de uma lavanderia especializada é imprescindível na eficácia de um hospital.
METODOLOGIA
Para desenvolvimento desse projeto foi realizada pesquisa observacional que consistiu em fazer o levantamento de dados sobre o tema proposto.
A pesquisa também contemplou levantamento de dados in locu que consistiu na visita técnica a empresa que presta serviços terceirizados de lavanderia hospitalar, a RDX Higienização (Paratibe – Paulista) e a outra visita ocorreu no Hospital Memorial São José (Piedade – Jaboatão dos Guararapes).
BASE TEORICA
Conceitos sobre bactérias e higiene hospitalar
As bactérias são microorganismos presentes em quase todos os lugares da terra, são seres de vida livre e apresentam uma ampla variedade morfológica e fisiológica. De acordo com Spicer (2000) elas variam significativamente em dimensão, desde micoplasmas (0,2-0,8µm