Lavanderia hospitalar
SECRETARIA NACIONAL DE AÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE
DIVISÃO NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
MANUAL
DE
LAVANDERIA HOSPITALAR
Brasília
Centro de Documentação do Ministério da Saúde
1986
Divisão de Serviços de Saúde
Centro de Vigilância Sanitária 2
APRESENTAÇÃO
Muito ainda se questiona a eficácia e a eficiência do setor saúde nos dias de hoje, situação essa em grande parte causada pelo aumento quantitativo e desordenado da rede de serviços, associado aos custos crescentes desses serviços e a grande desigualdade de sua distribuição no território nacional.
Frente a essa realidade, as normas técnicas constituem importante instrumento para aumentar a tão questionada efetividade do setor, entre outras importantes medidas, tais como a melhor distribuição de serviços de saúde no país, a aplicação de montantes financeiros necessários e, de forma adequada, a unificação do setor saúde, eliminado o grande mosaico existente. Outras medidas, que configuram a atual política de saúde, já estão sendo tomadas, de forma gradativa, porém segura.
Neste contexto, a Divisão Nacional de Organização de Serviços de Saúde
( DNOSS ), da Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde ( SNABS
), do Ministério da Saúde, vem desenvolvendo uma série de publicações que buscam orientar o processo de organização de serviços de saúde, objetivando a sua maior eficácia e eficiência.
Este Manual de Lavanderia é mais um instrumento complementar da série, que servirá de guia aos administradores e usuários da área.
Cremos que unidos, profissionais de saúde e o povo brasileiro, tanto na elaboração de normas quanto nas sua execução conseguiremos atingir um resultado satisfatório para o setor saúde, atendendo efetivamente às reais necessidades da população.
Milton Menezes da Costa Neto
Divisão de Serviços de Saúde
Centro de Vigilância Sanitária 3
INTRODUÇÃO
A lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes,