PLACENTA
Placenta
Deise Fonseca, Hingrid Moraes, Isadora
Cavalheiro, Jessica Fernandes e Tainá
Machado
Placenta
É um órgão que só existe durante a gravidez, constituído por partes maternas, ligadas a parede uterina
(endométrio), que serão expulsas junto com o bebê durante o parto, e embrionárias, constituídas pelo córion
(membrana extraembrionária), ligadas ao feto pelo cordão umbilical.
A placenta também serve para aconchegar o bebê e protegê-lo de alguns impactos que a grávida pode ter na barriga.
Problemas da placenta
Os problemas mais comuns da placenta são: o descolamento prematudo da placenta e placenta prévia. O descolamento prematuro da placenta, como o próprio nome já diz, consiste na separação prematura entre a placenta e a parede interna do útero. Isso pode causar sangramentos e fazer com que a placenta deixe de cumprir suas funções, privando o bebê de oxigênio e nutrientes. Mas esse descolamento pode também ser invisível, ou seja, não há sangramentos, apenas fortes dores ou contrações. Isso pode acarretar na antecipação do parto.
Já a placenta prévia consiste na implantação da placenta na porção mais baixa da cavidade uterina, cobrindo parcial ou totalmente o orifício interno do colo do útero (canal do parto).
Esse tipo de problema pode causar hemorragia, o que representa risco tanto para o bebê quanto para a mãe, como também pode ser silencioso, sendo identificado através de ultrassons. Funções da placenta
• Metabolismo
A placenta sintetiza glicogênio, colesterol e ácidos graxos, que fornecem nutrientes e energia para alimentar o desenvolvimento do embrião ou feto.
• Transporte de gases e nutrientes
A placenta funciona como uma via de transporte importante entre o sangue materno e fetal para a troca de gases e nutrientes que são necessários para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento do feto.
• Secreção endócrina
A placenta funciona como um órgão endócrino que produz um certo número de proteínas e