Hinduísmo
Trindade divina feminina – Parvati, Lakshimi e Sarasvati - TRIDEVI
- Parvati é shakti de Shiva, Lakshimi é a de Vishnu e Sarasvati é a de Brahma.
- Essas devis são manifestações ou aspectos parciais, limitados da Grande Deusa. No entanto, muitas vezes se considera a Parvati como a própria Shakti.
• Sarasvati – a deusa da sabedoria, das artes e da música e a shákti, que significa ao mesmo tempo poder e esposa, de Brahma, o criador do mundo.
- Seu nome quer dizer, literalmente, "aquela que flui", e estava associada a um rio, na mitologia antiga – Rio extinto do vale do rio Indo, onde se desenvolveu a civilização Sarasvati-Sindhu, por volta de 3000 a.C..
- É a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência.
- Normalmente é representada sentada tocando um instrumento musical chamado sitar. Seus símbolos são o cisne e o lótus branco.
Quatro braços, em um dos quais segura um livro (os Vedas), em outra um rosário indiano (japamala) com contas de cristal, representando meditação e espiritualidade, em outro um pote com água sagrada, representando purificação, e por fim um instrumento musical de cordas que representa a perfeição nas artes.
- Exemplos de outros nomes por qual ela é conhecida - Brahmi (deusa esposa de Brahma) e Maha Vidya (deusa do conhecimento supremo).
• Lakshimi – É a esposa do deus Vishnu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidade e prosperidade, principalmente, da riqueza e da fortuna. É a deusa da boa sorte, ela protege seus