aplicação de EDO
Introdução
Nesta experiência estudaremos o movimento chamado de “Queda Livre”. A queda livre, a rigor, só e verificada no vácuo. Quando, porém, dependendo do corpo que esta em queda, pudermos desprezar os efeitos da resistência do ar, temos, com uma boa aproximação a “Queda Livre”.
Se ainda o movimento de queda se der em alturas próximas da superfície da terra e o movimento de rotação da Terra puder ser desconsiderado, a aceleração a que o corpo vai estar submetido será a aceleração da gravidade, que nestes casos é constante. Desta forma, deveremos ter o caso de um Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado cuja aceleração tem modulo g e esta na vertical apontada para baixo.
Considerando o sistema de referencial de acordo com a Figura abaixo teremos:
(
)
(
)
(
(
)
)
onde . e a altura do corpo no instante t , h0 é a altura no instante inicial .v é a velocidade no instante t . e v0 e a velocidade no instante inicial.
Quando o objeto for abandonado em uma altura h0 no instante t0, a velocidade inicial será também nula e as Equações se reduzem a:
Objetivos
O objetivo desta experiência é estudar o movimento de um corpo em Queda
Livre. A partir do experimento, será determinado o valor da aceleração da gravidade local e o valor da velocidade com que o corpo chega ao solo.
Disciplina: Física I
Professor: Douglas Esteves
Materiais Utilizados
Os materiais necessários para realização deste experimento são:
- Esferas de aço
- Cronometro digital
- Trena
- Balança digital
- régua
- Fita adesiva
Procedimentos
1 - Com o auxílio da trena marque a partir do chão as alturas de 1,5 m , 2,0 m e 3,0 m.
2- Coloque a esfera em cada uma das alturas marcadas e solte, com o auxílio do cronômetro marque o tempo de queda. ( faça isso para as três esferas).
3- Repita o procedimento anterior 5 vezes e tire uma média do tempo.
Tarefas:
1 – Encontre o valor da aceleração da gravidade local;
2- Qual o erro