Edo aplicação da engenharia civil
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: EQUAÇÕES DIFERENCIAIS – 60H
MARÍLIA AMORIM GUIMARÃES DE FREITAS - TARDE
TICIANE MONIQUE ALBUQUERQUE DE SOUSA - TARDE
EQUAÇÃO DIFERENCIAL APLICADA NA ENGENHARIA CIVIL
Mossoró - RN, 2011
MARÍLIA AMORIM GUIMARÃES DE FREITAS
TICIANE MONIQUE ALBUQUERQUE DE SOUSA
EQUAÇÃO DIFERENCIAL APLICADA NA ENGENHARIA CIVIL
Trabalho avaliativo apresentado junto à Disciplina de Equações Diferenciais do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, como requisito parcial para a obtenção da nota da segunda avaliação.
Profª. Valdenise
MOSSORÓ-RN
Dezembro de 2011 1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar a interligação entre as equações diferencias e a engenharia civil. Por base nisto, será exposto uma aplicação envolvendo vigas, onde irá abranger de fato a sua inclinação tão quanto à sua flexão, dando-se referência ao estudo das estruturas para que as deformações de vigas sejam limitadas, pois tais elementos são de fundamental importância para a engenharia e a sociedade como um todo.
2. EQUAÇÃO DIFERENCIAL APLICADA À ENGENHARIA CIVIL
As vigas são elementos estruturais essenciais para as edificações. São compostas de madeira, ferro ou concreto. São utilizadas também para transferir o peso das lajes e de paredes, portas às colunas. A engenharia civil se dedica ao estudo das tensões recebidas pela estrutura, e existem problemas que envolvem equações diferenciais. O exemplo abaixo mostra um problema que envolve a flexão nas vigas, sejam elas engastadas, como mostra a figura 1 ou bi-apoiadas, como mostra a figura 2.
Elementos de máquinas devem ser suficientemente rígidos para que se evitem desalinhamentos e para manter a precisão dimensional sob a ação de cargas. Em prédios, as vigas dos pavimentos não podem defletir excessivamente para evitar efeitos psicológicos indesejáveis sobre os ocupantes e para minimizar ou evitar