EDO NA ECV
ANA PAULA NASCIMENTO MAREGA
BRUNO SILVEIRA FERNANDES
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS:
EDO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Tubarão
2015
ANA PAULA NASCIMENTO MAREGA
BRUNO SILVEIRA FERNANDES
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS:
EDO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia Civil em Equações diferenciais, da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Orientador: Adalberto Gassenferth Junior
Tubarão
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. Equações diferenciais e sua aplicação na Engenharia Civil 5
1.1 Organização dos dados do problema 6
1.2 Relacionamento entre as variáveis e parâmetros 6
1.3 Análise e formulação da equação diferencial 9
1.4 Resolução da equação 9
1.5 Analisar a equação obtida 10
2. Aplicação prática 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
É frequentemente desejável descrever o comportamento de algum sistema ou fenômeno da vida real em termos matemáticos, quer sejam eles físicos, sociológicos ou até mesmo econômicos.
A base teórica da engenharia em grande parte vem da linguagem e análise matemática. Por isso em uma sociedade em que o engenheiro exerce várias funções e necessita de uma “grande diversidade de conhecimentos” (Sacadura, 1999) esse deve ter um bom embasamento dos cálculos diferenciais e integral, equações diferenciais, álgebra linear entre outros recursos matemáticos para resolver a maioria dos problemas de engenharia.
O objetivo desta pesquisa é mostrar uma aplicação de um dos métodos matemáticos chamado equações diferenciais à análise estrutural, mais especificamente a flexão de vigas, visando um melhor entendimento dos recursos e da aprendizagem das equações diferenciais através a utilização da mesma no comportamento de