max weber
2. De acordo com a teoria de Max Weber, analise:
a) Como o autor conceitua ação social?
Para Weber ação social é qualquer ação que o individuo faz orientando-se pela ação de outros, se refere ao comportamento que é dotado sentido, ou seja, a ação social é o tipo de comportamento motivado por um conteúdo subjetivo, depois de conceituar à ação social Weber também propôs uma classificação de tipos de ação social, basicamente são quatro os tipos: Ação social racional com relação a fins: Na qual a ação é estritamente racional. Aceitar um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim.
Ação social racional com relação a valores: Na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor seja este ético, religioso, político ou estético.
Ação social afetiva: Em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, entre outros. Ação social tradicional: Tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
b) Por que a proposta de analise do social é feita por Weber foi chamada de método (ou sociologia ) compreensiva?
A pesquisa histórica foi eficaz para a compreensão das sociedades, a história permitiu o entendimento das diferenças sociais, os fatores históricos foram entendidos como recomendações no método compreensivo, baseando-se na interpretação do passado e na sua repercussão nas características alegóricas das sociedades contemporâneas.
c) Para o autor, qual é a tarefa do cientista?
Para Weber a tarefa do cientista é encontrar os possíveis sentidos das ações humanas, o sentido por um lado é expressão da motivação individual, formulado expressamente pelo agente ou implícito em sua conduta, o caráter social da ação individual decorre da interdependência dos indivíduos. Ao cientista cabe capturar o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas consequências, é o indivíduo que por meio dos