Higiene e seguran a do trabalho
ADMINISTRAÇÃO – HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
nome: bruno antunes asseiro ra: 219702014
TURMA: n2pcpag9
PORTIFÓLIO 1
Higiene e Segurança no Trabalho
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
PORTIFÓLIO 1
Higiene e Segurança no Trabalho
Trabalho apresentado ao Curso (Administração) da Faculdade para a disciplina Higiene e Segurança no Trabalho
Prof. JOSE GUIDO LEMOS
Guarulhos
2015
1 – Quais as irregularidades ocorridas nessa eleição?
A eleição foi feita de maneira incorreta, pois o empregado foi eleito sem aprovação do Sindicato e não houve publicação e divulgação de editais para inscriçoes para que todos pudessem se eleger, alem disso, o voto não pode ser aberto, deve ser secreto e contabilizado com acompanhamento de representante do empregador e dos empregados, em número a ser definido pela comissão eleitoral.
2 - A demissão poderia ter sido realizada da maneira que foi feita?
Os representantes dos empregados na CIPA não poderão sofrer dispensa arbitrária, desde a data do registro da sua candidatura até um ano após o final do seu mandato. A lei entende como dispensa arbitrária, aquela que não se funda em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.
3 - Se houve irregularidades, como saná-las?
A eleição não é necessariamente importante ou obrigatório a presença de ter o sindicato, mais há irregularidades quando um membro da CIPA entrega o cargo ele tem um tempo de instabilidade no emprego a maioria das firmas dá 1 ano, no caso deveriasse recorrer ao próprio sindicato da categoria ou forum de pequenas causa que poderá orientar e resolver a causa com mais precisão e rapidez.