Higiene e Saúde
Higiene e Saúde são dois temas intimamente ligados: pode-se, seguramente, afirmar que não existindo higiene, facilmente resultará num problema de saúde. Este facto é conhecido de todos: a informação existe, a educação nesse sentido também; no entanto, continuam-se a verificar casos, em número significativo, de situações de visível falta de higiene. Segundo estudos, muitas pessoas falham nas mais básicas regras de higiene: como, por exemplo, lavar as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho, sempre que se manuseiam alimentos.
Contrariamente ao que se pensa, é na cozinha que se regista maior contaminação do que na casa de banho
Fala-se cada vez mais em higiene alimentar.
A higiene da casa é, de igual forma, importante: na Europa, segundo um estudo, o lar é o local onde se passa 75% do tempo. É, por conseguinte, fundamental manter tudo limpo, arrumado e arejado, principalmente em situações onde existem animais domésticos ou/e pessoas doentes.
Em suma, torna-se pertinente abordar este tema e tomar verdadeira consciência da importância de uma boa higiene pessoal, doméstica e em qualquer situação.
Impetigo
O impetigo, também conhecido por salsugem, comum em crianças, é contraído por contágio ao contacto da pele com superfícies contaminadas. Pode ocorrer em qualquer local da pele, porém é mais frequente na face e extremidades e nas áreas do corpo expostas a objectos engordurados pelo uso público, como os assentos no transporte colectivo (contaminação na curva interna do joelho). Formam-se na pele bolhas que dão lugar a feridas planas, cobertas de uma crosta tipicamente cor do mel.
Micose de praia (epitiríase versicolor)
Esta é uma micose muito comum em crianças e jovens que não vivem em condições óptimas de higiene. Apesar de ser conhecida como "micose de praia", apresenta-se também em outros ambientes. A causa está num desequilíbrio da flora natural da pele, fazendo com que uma espécie de fungo acabe proliferando. Por isso,