Higiene ocupacional
Tem como principais objetivos:
1-Proporcionar ambientes salubres;
2-proteger e promover a saúde dos trabalhadores;
3-Proteger o meio ambiente;
4-Contribuir para um desenvolvimento sócio-econômico e sustentável.
Limite de tolerância (LT): é a concentração ou intensidade de agentes nocivos da qual a maioria dos expostos não deverá apresentar danos específicos à saúde, durante a vida laboral. As LTs vigentes (P 3214/78 e sucessivos) consideram jornadas de 48 horas semanais.
Fases da Higiene Ocupacional:
Antecipação dos riscos
Nesta fase são realizadas a avaliação dos riscos potenciais e o estabelecimento das medidas preventivas antes que se inicie a utilização em escala industrial.
Reconhecimento dos riscos
Nesta fase é realizado o levantamento detalhado de informações e de dados sobre o ambiente de trabalho com a finalidade de identificar os agentes existentes, os potenciais de risco a eles associados e qual prioridade de avaliação e controle para esse ambiente de trabalho. Para realizar esta fase é necessário conhecer: (tecnologia de produção, processos usados, fluxogramas, parâmetros de pressão, temperatura etc.), se manual ou automático.
*Layout das instalações, dimensões dos locais de trabalho, área
Sob a influencia potenciais dos contaminantes. *Inventário de matérias-primas, produtos intermediários, produtos de decomposição, produtos de combustão, produtos finais, aditivos e catalisadores.
*Organização do processo de produção