Higiene Ocupacional
ENSINONACIONAL.COM.BR
CURSO DE HIGIENE OCUPACIONAL
TRABALHO DE CONCLUSÃO
HIGIENE OCUPACIONAL
Thiago Pereira Tavares
Trabalho de Conclusão apresentado ao Instituto EnsinoNacional, como parte dos requisitos para obtenção da Certificação ao Curso: Higiene Ocupacional.
Porto Alegre, 29 de dezembro,2012.
RESUMO
Aqui neste trabalho de conclusão darei ênfase ao ruído, este agente físico, que no somatório do dia pode ser incomodativo e desagradável, mesmo não sendo perfeitamente audível, mas, em situações de exposição mais gravosa, pode causar traumatismos no mecanismo auditivo humano. Em situações recorrentes pode causar surdez, doença profissional que representa atualmente cerca de um terço da totalidade das doenças profissionais e que nas empresas se traduz no aumento do absentismo dos seus trabalhadores e na redução da capacidade produtiva.
Abordarei suas formas de propagação, e os métodos utilizados para calcularmos seu risco ao trabalhador e assim estudamos a melhor forma de reduzi-lo ao trabalhador, ou seja, aplicamos a Higiene ocupacional.
INTRODUÇÃO
Ruído é um dos agentes físicos presentes nos ambientes de trabalho. Por conhecer seu alto índice de efeito a saúde dos trabalhadores expostos é um dos focos dos higienistas profissionais voltados à segurança e saúde dos trabalhadores.
CONCEITOS GERAIS
O ruído ou barulho é constituído por grande numero de vibrações acústicas com relação de amplitude e fases distribuídas ao acaso.
Sem duvida o ruído esta presente em todos os tipos de indústrias, mas a sua presença se torna prejudicial ao trabalhador a ponto de influir na produtividade do mesmo, bem como causando alterações orgânicas.
SOM
Por sua definição é uma variação da pressão atmosférica capaz de sensibilizar nossos ouvidos.
Essa variação de pressão pode ser representada através de ondas senoidais com as