higiene dos alimentos
Semestre: 4° matutino
Doscente: Márcia Magalhães
Discente:
Apostila de Higiene dos Alimentos
Higiene Ambiental
Segundo Hobbs e Gilbert diz que os alimentos podem contaminar-se em contato com utensílios e equipamentos que são limpos inadequadamente. Sendo que os microrganismos patógenos podem manter-se em partículas de alimentos ou em água sobre os utensílios lavados inadequados. Estes autores consideram que sujidade supõe não só da presença de resíduos, mas também, a presença de milhões de bactérias que podem contaminar os alimentos e representar riscos às pessoas que vierem a consumi-los.
Quando se realiza a seleção dos equipamentos destinados ao processamento dos alimentos, diversos fatores devem ser considerados, entre eles: a perfeição com que realiza a função a que se destina (picar, cortar, moer, custo, tamanho) para o preparo do volume proposto, confiabilidade, facilidade na preparação e manutenção e segurança dos operadores. Para isso, é importante considerar que o equipamento deve ser de fácil limpeza, deve proteger os alimentos contra contaminações e o seu funcionamento deve ser facilmente controlado.
A razão para que se limpem e desinfetem as superfícies que entram em contato com os alimentos e o ambiente, deve-se ao fato de que essas operações auxiliam o controle microbiológico.
É sempre necessária a limpeza adequada dos equipamentos e utensílios utilizados para processar, transportar, preparar, conservar e servir alimentos. Durante o processamento, tudo que entra em contato com os alimentos varia desde as mãos do homem, utilizadas, por exemplo, na manipulação de frutas e verduras frescas, que são procedentes do campo, até o equipamento completo usado em diversos tipos de cozinha que produzem alimentos intensamente processadas.
Os surtos de infecções e intoxicações de origem alimentar associados à manipulação deficiente em cozinhas, são difíceis de serem detectados, porque os alimentos elaborados em um mesmo dia são