Higiene do Alimentos
Nutricionista
CRN 10 0623 e-mail: corradinicarol@gmail.com
O que é higiene alimentar?
Para maioria das pessoas a palavra higiene significa limpeza. (HAZELWOOD & MC LEAN, 1998)
A destruição, nos alimentos, de todas e quaisquer bactérias prejudiciais a saúde, por meio do cozimento adequado ou de outros processos.
A proteção dos alimentos contra a contaminação, inclusive aquela causada por bactérias prejudiciais à saúde, por organismos estranhos e por venenos.
A
inibição da multiplicação das bactérias prejudiciais à saúde além de um determinado limite, no qual ocorre a doença do consumidor, assim como a prevenção do apodrecimento do próprio produto.
(HAZELWOOD & MCLEAN, 1998)
Terminologias
Bactéria: organismo vivo, invisível a olho nu, algumas
formas do qual podem causar intoxicação alimentar se conseguirem multiplicar-se e crescer sem qualquer controle (as vezes chamada de germe ou microorganismo).
Detergente: produto químico usado para remoção de sujeira, gordura e restos de alimentos encontrados em uma superfície, antes da desinfecção.
Desinfetante: produto químico que reduz a contaminação de bactérias para um nível aceitável.
Portador: individuo que carrega ou pode transmitir bactérias prejudiciais à saúde , sem que ele próprio mostre sinais de doença.
Contaminação: presença de qualquer material
prejudicial nos alimentos- seja bactéria, metal, veneno, ou qualquer outra coisa que torne esses produtos imprestáveis para o consumo humano.
Contaminação cruzada: um processo em que as bactérias de uma área são transportadas para outra área, em geral, por um manipulador de alimentos, causando desta forma infecção de alimentos ou superfícies em um lugar que antes estava limpo.
Manipulador de alimentos: pessoa que trabalha na produção, preparação, processamento, embalagem armazenamento, transporte, distribuição e venda de alimentos. Intoxicação alimentar: doença