Higiene dos alimentos
Aspectos importantes:
As noções e regras de higiene são práticas de refinamento que se diferenciam nas classes sociais.
As regras de higiene evoluem à medida que se incorporam novos conhecimentos técnico-científicos.
A higiene distingue classes sociais, separa grupos entre os que possuem saber e os que não possuem.
Aspectos importantes:
Os cuidados higiênicos no processo produtivo dos alimentos são limites cruciais para a prevenção da maioria das Doenças Transmitidas por Alimentos.
Alimentos seguros envolvem a captação de bons fornecedores, respeitando o prazo de validade, armazenados adequadamente e manipulados seguindo as normas de higiene e da Vigilância Sanitária.
Existem fatores associados à higiene dos alimentos como os manipuladores de alimentos, bem como sua capacitação em higiene pessoal, a estrutura física do local, os equipamentos e utensílios envolvidos na produção, a higiene operacional e o processamento
Relevância do tema:
A higiene dos alimentos e os conceitos de Boas Práticas de Fabricação estabelecem estratégias capazes de contribuir para a promoção de alimentos seguros e livres de contaminantes. Dessa forma colabora para a promoção da saúde e diminui potencialmente os riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos.
Ementa:
Selecionar normas de vigilância sanitária e/ou nutricional relativas a situações específicas e que privilegiem os direitos do consumidor; Aplicar método de controle higiênico sanitário (HACCP) para a identificação e controle de pontos críticos; Avaliar os métodos e produtos bactericidas indicados às operações higiênicas pós-devolução de bandejas pelos pacientes; Conhecer métodos de esterilização e desinfecção de alimentos e utensílios; Conhecer os métodos de conservação dos alimentos; Avaliar os métodos e produtos bactericidas indicados às operações higiênicas.