Higiene dos Alimentos
O consumo de alimentos preparados sem os devidos cuidados de higiene propiciam a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) e ocorrem quando microorganismos prejudiciais à saúde ou substâncias tóxicas são transmitidos ao homem através do alimento.
HIGIENE DAS MÃOS
A higienização das mãos é indispensável, pois são o maior veículo de transporte de micro-organismos. Deve ser feita sempre que se inicia ou reinicia um trabalho na cozinha, depois da utilização dos sanitários e, de um modo geral, após qualquer troca de atividade realizada na cozinha.
Como fazer a higienização correta das mãos:
(DTA) DOENÇA TRANSMITIDA POR ALIMENTO
São doenças provocadas pelo consumo de alimentos que ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento.
Os sintomas mais comuns de DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa seqüelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.
Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
O QUE SÃO BOAS PRATICAS?
São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
O QUE É CONTAMINAÇÃO?
Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante