Hierarquia e a comunidade politica estatal
A Hierarquia é um termo que provem do grego hieros (sagrado) + arquia (ser chefe). O mesmo que comando sagrado. Veio do latim eclesiástico hierachia, talvez através do francês hierarchie. Designava, no cristianismo primitivo o poder dado por Cristo aos apóstolos para formarem e governarem a Igreja. Designa hoje qualquer sistema onde a distribuição do poder é desigual, através de um sistema de graus. Portanto também tentar-se-á clarificar no que concerne sobre a comunidade política estatal, visto que ela é o foco dominante da lealdade política para a larga maioria dos cidadãos politicamente activos.
DESENVOLVIMENTO
A HIERARQUIA Hierarquia é um poder de carácter social, que define o poder sobre as vidas, os recursos e os destinos de outras pessoas conferidas por uma posição na sociedade ou em uma de suas organizações. Um membro de uma Hierarquia sempre tem acesso a seu superior imediato e aos colegas de mesma Hierarquia na organização e é normalmente obedecido por seus subordinados directos e indirectos. Também é respeitado pelos não-subordinados de hierarquia inferior na mesma organização (embora geralmente não possa dar-lhes ordens, a não ser persuadindo seus superiores).
A Hierarquia não está necessariamente relacionada às suas habilidades de Liderança, Persuasão, Intimidação ou quaisquer outras – às vezes, é apenas uma questão de berço. Mas é frequente que um grau razoável em várias habilidades sejam exigidas para se ocupar um posto hierárquico – ou que seja exigido do candidato o sucesso em uma série de testes ou disputas de certas Habilidades. Em muitas sociedades, a Hierarquia confere imediatamente um certo grau de Status. Há seis formas principais de participar de uma Hierarquia:
1) Possuir o comando directo de certo número de pessoas, com o poder exigir delas o cumprimento de ordens, desde que não contrariem seus superiores e seus regulamentos (se existirem) nem fira os direitos