As Filosofias Pol Ticas
A vida boa
Os filósofos e gregos romanos tratam a política como um valor, considerando a existência política como finalidade superior da vida humana, a vida boa, feliz e justa, própria dos homens livres.
Para os não filósofos, a vida superior é a do cidadão realizando-se na cidade justa, por isso cabe aos filósofos auxiliarem ou na formulação da melhor política para a cidade, ou na compreensão de qual o melhor regime político para a cidade.
Diz que a filosofia é filha da pólis, por serem contemporâneas (política e filosofia nasceram na mesma época).
Origem da vida política
Explicações sobre a origem da vida política:
1. A razão funda a política por meio das leis e da figura do legislador (inspiradas no mito das Idades do Homem – Idade do Ouro, Idade do Ferro) usado na Grécia por Platão e em Roma por Cícero
A política é o remédio que a razão encontra para a perda da felicidade da comunidade originária.
2. A convenção funda a política o desenvolvimento das técnicas e dos costumes conduz as convenções entre os humanos para a vida em comunidade sob leis – sofistas¹ (inspiradas pela obra do poeta grego Hesíodo – fogo dos homens)
A política resulta do desenvolvimento das técnicas e dos costumes, sendo uma convenção humana.
3. A natureza (como natureza humana) funda a política as teorias afirmam que a política decorre da natureza humana e que a cidade existe por natureza (basta conhecer a natureza humana para nela encontrar a causa da política – Aristóteles)
A política define a própria essência do homem, e a cidade é considerada uma instituição natural.
Finalidade da vida política
Para os gregos justiça na comunidade
A ideia de justiça se refere a uma ordem divina e natural, que regula, julga e pune as ações das coisas e dos seres humanos. A justiça é a lei e a ordem do mundo, isto é, da natureza.
LEI, NATUREZA e ORDEM constituem assim o campo da ideia de justiça.
A posição dos sofistas
A pólis nasce por convenção entre os