Nos Caminhos Da Filosofia Pol Tica
Talvez você esteja se perguntando: “se religião, futebol e política não se discutem, por que enveredar nos caminhos da Filosofia Política?”
Trata-se mesmo de um caminho... Ou academicamente falando, um estudo propedêutico. E nesse caminhar, vamos dialogar com alguns autores clássicos, como Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau.
Chamaremos para nossas conversas Danilo Marcondes e Hilton Japiassú, Marilena Chauí e outros pensadores que agregarão valor ao nosso estudo.
A leitura atenta dos textos disponibilizados é fundamental para elaborar uma reflexão sistematizada sobre o cotidiano, distinguindo Política de politicagem, democracia de demagogia...
A leitura dos próximos textos apresenta a diferença essencial entre Política e algumas práticas atuais que se pautam por uma visão distorcida da Política, transformando-se em “politicagem”.
O que é Política? Quem nos dá a resposta são os professores Danilo Marcondes e Hilton Japiassú...
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
Política (lat. Politicus, do gr. Politikós) Tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos e ao governo da cidade, aos negócios públicos. A filosofia política é assim a análise filosófica da relação entre os cidadãos e a sociedade, as formas de poder e as condições em que este se exerce, os sistemas de governo, e a natureza, a validade e a justificação das decisões políticas. [...] A República de Platão e a Política de Aristóteles estão entre as obras mais famosas da tradição filosófica política, podendo-se incluir ainda O príncipe (1512 – 1513) de Maquiavel, o leviatã (1651) de Hobbes, o Segundo Tratado do governo (1690) de Locke, O contrato social (1762) de Rousseau, a Filosofia do direito (1821) de Hegel, O capital (1867) de Marx e Engels, e o tratado Sobre a liberdade (1859) de Stuart Mill, todos considerados obras clássicas na formação da teoria política.