Tônus Muscular e equilibrio
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA:
RESUMO: TÒNUS MUSCULAR, POSTURA E QUILÍBRIO
Tônus muscular:
O tônus muscular tem como função manter a postura do corpo que pode ser ajustada de acordo com as adaptações ao ambiente e está ligado ao automatismo motor e o movimento voluntario.
O reflexo miotático é importante para a manutenção da postura pois impede as oscilações nos movimentos, conferindo certo grau de amortecimento a contração muscular reflexo extensor e reflexo antigravitários.
O tronco cerebral é diretamente responsável pela função de controle do equilíbrio e de movimento total do corpo
Os núcleos reticulares pontinos (NRP) . Os NRP excitam os músculos antigravitários, enviam sinais excitatórios para a medula espinhal através do trato retículo espinhal pontino (coluna anterior da medula) as fibras dessa via terminam nos neurônios motores anteriores mediais que promovem a excitação dos músculos axiais do corpo sustentando contra a ação da gravidade
Os núcleos reticulares bulbares (NRB): Esses grupos funcionam de forma antagônica aos pontinos. Os NRB relaxam os mesmos músculos por meio da transmissão de sinais inibitórios para os mesmos neurônios, porem, por meio de outo trato reticulo espinhal bulbar localizado na coluna lateral da medula. Os NRB recebem fortes colaterais de aferência dos tratos córtico espinhal; rubroespinhal e de outras vias motoras isso ativa o sistema inibitório bulbar, que por conseguinte resulta em um balanço dos sinais excitatórios pontinos fazendo com que os músculos em condições normais não fiquem extremamente tensos.
Núcleos vestibulares:
A via primária dos reflexos de equilíbrio começa nos nervos vestibulares, que são excitados pelo sistema vestibular, a via passa pelos núcleos vestibulares e destes para o cerebelo em seguida são enviados os sinais para os núcleos reticulares do tronco cerebral e para medula espinhal. Os sinais que vão para medula