inclusão digital
Atualmente, com os avanços tecnológicos, o computador se tornou uma ferramenta necessária às atividades humanas, se levarmos em conta que vivemos em uma sociedade que está cada dia mais conectada à informação e que um dos fatores necessários para o sucesso nesta sociedade é o acesso e a utilização das tecnologias da informação. E aqueles que não sabem manuseá-lo são chamados de excluídos digitais.
As pessoas portadoras de deficiência não podem ficar fora desse avanço tecnológico, e, para isso, é necessário criar condições para que eles possam usufruir desta tecnologia, pois o acesso à informação contribui para a inserção de indivíduos excluídos da sociedade, por exemplo, os deficientes visuais. Desta forma o objetivo geral do trabalho é analisar como a inclusão digital contribui para a socialização dos deficientes visuais.
Para realizar tal objetivo foi realizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de deficiência, bem como a definição de deficiência visual e sobre os softwares disponíveis para que os deficientes visuais tenham acesso ao computadorA deficiência visual é definida como a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com caráter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico. De acordo com a Fundação Dorina (2012) a deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. O nível de acuidade visual podevariar o que determina dois grupos de deficiência: a cegueira ou a visão subnormal.
A cegueira é quando há a perda total da visão ou a capacidade mínima de enxergar,o que leva a pessoa a necessitar do sistema braile como meio de leitura ou escrita,como uma alternativa a essa limitação. A visão subnormal é caracterizada pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com visão subnormal podem ler textos ampliados ou