hidroterapia
C u r s o d e F i s i ot e r a p i a
H i d r ot e r a p i a n a g i n e c o - O b s t r e c i a e p e d i a t r ia
Introdução
Todo o tratamento é orientado por um fisioterapeuta, que utiliza objetos como pesos, bolas e arcos para estimular e acelerar a recuperação dos pacientes. A resistência provocada pela água, sua densidade, pressão e viscosidade proporcionam ao indivíduo uma recuperação prazerosa e sem dor.
Na água é mais fácil executar os exercícios físicos do que na fisioterapia comum, isso se deve ao fato do peso do paciente ser reduzido quando submerso em água.
Os exercícios aquáticos compreenderam cinco fases:
> Alongamento
> Aquecimento
> Resistência
> Exercícios localizados
> Relaxamento
Hidroterapia na gestação
A prática regular de atividade física é realidade para muitas mulheres que a mantêm ou até a iniciam na gestação e a pratica em imersão, através de exercícios aquáticos vem comprovando ser um excelente recurso no acompanhamento da gestante seja auxiliando no parto normal, ou mesmo para melhora da qualidade de vida da mesma.
Os destaques que fazemos quanto aos benefícios da atividade física em imersão são controle do edema gravídico, incremento da diurese e prevenção, melhora dos desconfortos músculoesquelético (principalmente queixas lombares); podemos citar também aumento do gasto energético, aumento da capacidade cardiovascular, relaxamento corporal e controle do estresse.
A gestante também durante o relaxamento e massagem na água amplifica seu relacionamento com o bebe, trazendo alegria para ambos. Hidroterapia na gestação
A gravidez é uma condição especial de saúde que traz diversas modificações no organismo materno, as quais são necessárias para o desenvolvimento fetal.
Todavia, tais alterações podem afetar:
◊ O funcionamento habitual dos sistemas digestório, circulatório, respiratório e musculoesquelético, refletindo na