HIDROPONIA
de
Horta hidropônica
Resumo.
A palavra Hidroponia, de origem grega, é formada pela composição das palavras
HYDRO, que significa água, e PONOS(do greto antigo), que significa trabalho.
Hidropônica: uma técnica de cultivo vantajosa e promissora tem como vantagens a economia de tempo e mão-de-obra, não precisa preparar o solo para o plantio, aproveita melhor os fertilizantes, não utiliza máquinas agrícolas e é um trabalho mais leve.
Introdução:
A hidropônica é um sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solo, sendo alimentadas através de uma solução nutritiva, ou seja, em água, onde são dissolvidos sais contendo os nutrientes essenciais para as plantas.
No sistema hidropônico, podem ser produzidas hortaliças, frutas, flores, cereais e plantas medicinais. Em geral, dá-se o nome de cultivos hidropônicos àqueles em que a nutrição das plantas é feita por meio de uma solução aquosa que contém todos os elementos essenciais ao crescimento em quantidades e proporções definidas e isentas de quantidades elevadas de elementos potencialmente tóxicos.
Trata-se de uma técnica com bastante aplicação em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva. Pode ser feita em áreas urbanas, e em locais com sérias restrições à agricultura, como solos muito pobres, regiões áridas, áreas muito inclinadas entre outras. Também, tem sido empregada com sucesso em projetos sociais, onde se procura resgatar a dignidade e melhorar as condições de vida das pessoas.
A hidropônica tem como principais vantagens a economia de tempo e de mão-de-obra; a possibilidade de programar melhor a produção; a oferta constante de produtos; a não necessidade das operações de preparo do solo para o plantio; o melhor aproveitamento dos fertilizantes; a não utilização de máquinas e implementos agrícolas e o trabalho mais leve, em comparação com o cultivo em solo.
Este sistema