Hidroponia
Juliana Sepulveda
Jefferson Machado
A hidroponia é ciência de cultivar plantas sem solo,onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
Os sistemas hidropônicos podem ser divididos em dois grupos básicos,que são os
ativos e os passivos.
A escolha do sistema de cultivo hidropônico vai depender das condições do local,dos materiais disponíveis,da viabilidade econômica e da cultura que será explorada.
Na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva,pois, se houver substrato,este é inerte.
Não existe uma solução nutritiva única para todas culturas. Para cada espécie e condições de cultivo existe uma solução nutritiva mais adequada para atender sua exigência.
Nos sistemas passivos,a solução hidropônica permanece estática,e é conduzida às raízes através de um meio de cultura com altacapilaridade,geralmente ligado a um pavio. Nos sistemas ativos,é necessária a utilização de uma bomba para a circulação da solução de nutrientes,e grande parte deles necessita de um sistema paralelo em conjunto para a aeração ou oxigenação da solução.
É utilizado para plantas de pequeno e médio porte, como hortas caseiras. A solução sobe por capilaridade.
As plantas ficam flutuando numa espécie de piscina com solução nutritiva.As raízes ficam total ou parcialmente imersas na solução
(5a20cm).Exige muita água e aeração.
A solução nutritiva é bombeada de um depósito para um canal de cultura,na forma de um filme ou tubo de secção retangular,dependendo do porte daplanta.Não há substrato entre as raizes,a solução circula e volta rapidamemte ao reservatório.
As raízes ficam suspensas e imersas numa câmara escura de cultivo,onde são aspergidas com uma névoa de solução nutritiva em intervalos de tempo muito curtos.A falta de energia pode