Hidroponia
Hidroponia é uma técnica agrícola, através da qual se cultivam plantas sem a necessidade do solo como fonte dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.
A palavra Hidroponia, de origem grega, é formada pela composição das palavras HYDOR, que significa água, e PONOS (do grego antigo), significando trabalho, no sentido de obra executada (o livro de um escritor - o quadro de um pintor).
Na prática da Hidroponia, as plantas podem ser cultivadas com as raízes suspensas no seio da água – Cultura em Água, suspensas no ar úmido - Aeroponia, ou ancoradas num Substrato ou Meio de Cultura, isento de Matérias Orgânicas Biodecomponíveis.-.Hidroponia.em.Substratos.
Na prática da Hidroponia podemos utilizar o solo, desde que este esteja isento de matérias passíveis de biodecomposição, e de sais minerais, organo-minerais ou orgânicos, passíveis de dissolução e ionização em água.
Pratica-se Hidroponia normalmente, nas areias de desertos.
A História da Hidroponia, remonta às civilizações antigas, desde a Egípcia e a Chinesa, passa pela Civilização Azteca na América Central, e chega aos nossos dias, quando se conclui que sua aplicação é a única forma de produzirmos alimentos frescos para os futuros astronautas, em viagens espaciais, e na sua estadia em estações.no/espaço.
A Hidroponia desenvolveu-se juntamente com a Química, na busca do Homem pelo conhecimento de "como e porquê as plantas crescem".
Esse conhecimento, começou na verificação e comprovação da necessidade de água para a sobrevivência das plantas, até à necessidade dos sais minerais dissolvidos na mesma, para o seu desenvolvimento.
E, na procura desse conhecimento, participaram filósofos e cientistas, como Aristóteles, Teofrasto, Dioscorides, Leonardo da Vinci, Andrea Cesalpino, Luca Ghini, John Woodward, e muitos outros mais atuais, cujos nomes ficaram gravados para sempre, na História da Hidroponia.
Porém, esta técnica somente foi chamada de Hidroponia, em 1935, pelo