Hidrogênio
Hidrogênio
Não existe outro elemento tão farto no universo quanto o hidrogênio, uma substância incolor e inodora com alto poder de combustão. Até hoje o hidrogênio é encontrado em abundância no espaço sideral, em estado extremamente rarefeito, na maioria das vezes na forma de átomos simples, também chamados íons. Embora seja o elemento químico que existe em maior quantidade no cosmo, o hidrogênio não é nem de longe a substância mais abundante na Terra – esse título cabe ao oxigênio. Mas o hidrogênio é essencial para a vida no nosso planeta: ele está presente, misturado com outros elementos, na água (H2O), no petróleo e em todo tipo de matéria orgânica – inclusive nos seres humanos.
O hidrogênio é um dos elementos com maior importância no nosso dia a dia. Existem dois átomos de hidrogênio em cada molécula de água e uma boa parte dos átomos que constituem as moléculas que suportam a vida são de hidrogênio.
O hidrogênio é naturalmente gasoso, mas pode ser transformado para o estado líquido ou sólido.
O hidrogênio não possui as características necessárias para ser considerado metal, semimetal, ametal ou até mesmo gás nobre. No caso dos gases nobres é porque estes possuem estrutura eletrônica completa na camada de valência. No caso do hélio são 2 elétrons, e nos demais 8 elétrons. Como o átomo neutro de hidrogênio só tem 1 elétron, não é uma camada fechada, portanto não é um gás nobre.Por isso que se diz que o hidrogênio constitui um grupo à parte, composto só por ele mesmo.
Ele é um dos elementos químicos necessário para a existência da vida, pois está presente nos compostos orgânicos, assim como Oxigênio, Nitrogênio e principalmente o Carbono.
O Hidrogênio (H) está presente na água, no ar, nas nossas moléculas, nos alimentos, etc.