Teologia
Por: Cristiano de Souza Melo (RA 230357)
Resenha do Artigo: 500 anos de João Calvino: Pensamentos sobre sua vida e contribuições (págs. 171-179)
Autor:Alderi Souza Matos
500 anos de João Calvino: Pensamentos sobre sua vida e contribuições , trata de expor sinteticamente a vida do Reformador João Calvino, expondo ponto centrais de suas ações, elucidando alguns equívocos e transmitir suas contribuições para a igreja protestante .
Em Junho de 2009 comemorou-se 500 anos do nascimento do reformador João Calvino. Este evento foi comemorado por todo o mundo com uma série de eventos especiais; em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, realizaram- se muitas conferencias e exposições históricas. No Brasil, principalmente as igrejas Presbiterianas tiveram em todo ano programações relacionada a este fato; a Assembleia Legislativa de São Paulo também prestou homenagem a Calvino em sessão solene. Mas esta comemoração ficou restrita ao meio evangélico, sendo pouco comentada no meio secular.
João Calvino foi o único dos grandes reformadores que nasceu em um país com cultura latina; natural de Noyon, cidade que fica no nordeste da França, era muito dedicado aos estudos e muito inteligente. Por seu pai ser ligado ao clero de Noyon, teve boas oportunidades educacionais. Se dedicou ao estudo do latim e dos clássicos na Universidade de Paris onde ingressou ainda adolescente e também realizou estudos jurídicos nas Universidades de Orléans e Bourges. Em 1531, publicou seu primeiro livro e em 1533 aderiu formalmente ao protestantismo.
Calvino era adepto ao Humanismo, movimento que coloca o ser humano como o principal na escala de importância. Algumas áreas de sua vida são cercadas de mistérios, embora tenha sido um escritor muito produtivo, ocultou sobre algumas de suas experiências, como o fato de sua conversão que supostamente aconteceu no ano de 1533. Calvino como todos protestantes do século XVI, foi influenciado por