Hidrogénio
Módulo 1 - Conversão e Armazenamento de Energia Hidrogénio como Fonte de Combustível
Elaborado por: Diogo Marques
Hidrogénio como fonte de combustível
O hidrogénio é o elemento mais abundante no Universo, o de menor densidade e o terceiro elemento mais presente na Terra. É incolor e inodoro. Muitas estrelas, cometas e planetas são feitos de hidrogénio ou contêm grandes percentagens desse elemento. Acredita-se que o hidrogénio tenha sido o primeiro elemento na formação do Universo.
O hidrogénio e o oxigénio são usados nos motores de propulsão das espaçonaves e também no seu interior, para produzir electricidade e água potável. O núcleo do átomo de hidrogénio é constituído por apenas um protão, partícula de carga eléctrica positiva. Em torno do núcleo orbita um único electrão com carga negativa. Tem a propriedade de ser bom condutor de calor e de electricidade. O seu ponto de fusão é de 260ºC e o seu ponto de ebulição é de 252ºC. Este elemento é extremamente inflamável. Quando misturado com oxigénio, forma uma mistura explosiva que se inflama com muita facilidade, gerando grande quantidade de calor, possibilitando o seu uso como combustível. Ao ser empregado como combustível, tem a vantagem de não causar poluição, porque quando é queimado no ar produz somente água. O hidrogénio encontra-se ligado a outros elementos e, para isso, é necessário isolar o hidrogénio das outras moléculas procedendo a técnicas de produção e fabricação. Infelizmente existem alguns problemas na utilização destas técnicas.
Na electrólise da água gasta-se muita electricidade para separar o hidrogénio do oxigénio, sendo este método muito dispendioso. Além disso, é difícil armazenar o hidrogénio, pois ele é gasoso e está à pressão ambiente. É necessário comprimi-lo muito para coloca-lo em cilindros.
Outro método utilizado, é a decomposição da água em presença de ácido clorídrico ou água na forma de vapor