hidrogenio
A reação obtida neste experimento por aquecimento de óxido de mercúrio é:
2 HgO(s) ⇒ 2 Hg(l) + O2(g)
Essa decomposição é fácil porque o mercúrio é metal nobre, estabelecendo ligação fraca com o oxigênio.
2º Experimento Adicionamos uma pequena quantidade de MnO2 ao tubo de ensaio, e aquecemos o tubo de ensaio na chama do bico de Bunsen. Durante o aquecimento do MnO2 , queimamos também a ponta do fósforo até torná-lo incandescente. Assim que observamos a coloração vermelho- incandescente na ponta do fósforo, ele foi colocado dentro do tubo de ensaio, e observamos as seguintes alterações: No tubo contendo dióxido de manganês, após o aquecimento, obteve-se o gás oxigênio e óxido de manganês pela decomposição do dióxido de manganês devido ao aquecimento, a cor e aparência do oxido de manganês permaneceu a inalterada de solido de coloração negra.
A obtenção do oxigênio é descrita na reação abaixo:
MnO2(s ) O2(g) + MnO(s)
Junto ao aquecimento para liberação do gás, foi efetuada a queima de um pedaço de madeira, de forma que se esperou a chama apagar e ficar apenas a madeira incandescente, e dessa madeira, foi colocada na saída do tubo, onde continha gás oxigênio puro sendo liberado.
Quando em contato como o gás puro, na saída do tubo, a madeira incandescente que tinha coloração vermelha ficou mais incandescente, mostrando aumento na sua combustão. Isso se dá devido ao fato de conter maior concentração de oxigênio dentro do tubo, já que na atmosfera contem pouco mais de 25% de