Hidrogenio E Sulfato
Técnico em Química
Disciplina: Laboratório
Hidrogênio Sulfato
Data da realização do experimento: 23/02/2015
Turma: 2º QA
Prof. Responsável: Fabio
Aluno: Wellington Pereira da Silva
Uso do Professor
Nota do grupo
Aluno: Vandir Luciano de Oliveira
Uso do Professor
Aluno: Marcelo José Dias
Uso do Professor
Aluno: Gilberto Carlos de Menezes
Uso do Professor
Aluno: Talles de Oliveira
Uso do Professor
Aluno: Robson
Uso do Professor
Sorocaba, SP
Introdução:
O hidrogênio é o elemento mais abundante no Universo e o mais leve, sendo também o mais simples da tabela periódica de Mendeleiev. É conhecido desde há centenas de anos como um gás que se obtém quando ácido sulfúrico diluído é posto em contato com o ferro, sendo inflamável no ar. Henry Cavendish mostrou que o gás hidrogênio se forma pela ação de ácidos como o clorídrico ou o ácido sulfúrico em contacto com metais como zinco e o ferro. Ele também fez explodir misturas deste gás em contacto com o ar com faíscas elétricas (1784), e encontrou um produto que parecia “água pura”. Mais tarde Antoine Lavoisier explicou os resultados de Cavendish, e deu ao gás o nome de “hidrogênio”, proveniente do grego “formar-água”.
O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento, sendo constituído por um núcleo contendo um próton com carga +1 e um elétron circundante. A configuração eletrônica pode ser representada como 1s1. Os átomos de hidrogênio podem alcançar a estabilidade de três maneiras diferentes.
Formando uma ligação covalente, por exemplo, H2, H2O.
Perdendo um elétron para formar H+.
Adquirindo um elétron para formar H-.
Objetivo:
Obter o hidrogênio em laboratório como sub-produto da produção do sulfato ferroso, fazendo-se reagir o ferro que é mais eletropositivo do que o hidrogênio com o ácido sulfúrico.
Fe + H²SO4 ---- FeSO4 + H²
Materiais Utilizados:
Kitassato Suporte Universal Pinça de madeira