Reações redox
CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO
CURSO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL II
(2 Semestre)
REAÇÕES DE OXIDORREDUÇÃO
PROFESSOR:
OSASCO
2012
1. OBJETIVO
Promover reações de oxidorredução, a fim de estudar alguns aspectos relacionados com a transferência espontânea de elétrons e de analisar ocorrência de reações de deslocamento entre metais. Para isso, utilizar conceitos e medidas de potencial de oxirredução. 2. INTRODUÇÃO
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. Reagentes e Soluções
Metais utilizados durante o experimento: raspas de sódio (Na), cobre (Cu), ferro (Fe), alumínio (Al), magnésio (Mg) e zinco (Zn).
Soluções: 6 mol/L de ácido clorídrico (HCl), ácido nítrico (HNO3) a 50% , 2 mL de sulfato de cobre (CuSO4), de sulfato de zinco (ZnSO4), de sulfato de magnésio (MgSO4), de cloreto de sódio (NaCl) e de nitrato de prata (AgNO3). 20 gotas de iodeto de potássio (KI), de ácido sulfúrico (H2SO4), de água oxigenada (H2O2), de ciclohexano (C6H12). 40 gotas de permanganato de potássio (KMnO4).
Além, de 6 gotas de fenolftaleína e uma expressiva quantidade de água (H2O).
3.2. Materiais e Instrumentação
Béqueres para o preparo de soluções, tubos de ensaio para ocorrência das reações e posterior análise e capela para o manuseio do ácido nítrico, altamente corrosivo.
3.3. Procedimento
Para melhor compreensão e análise, o experimento foi dividido em cinco partes:
3.3.1. Reação de sódio metálico com água.
Na primeira parte do experimento, preencheu-se metade da capacidade de um béquer com água. Em seguida, houve a adição de 6 gotas do indicador ácido-base, fenolftaleína. Para posteriormente, acrescentar o sódio metálico e assim ocorrer a reação.
3.3.2. Reações de metais com ácidos. Na segunda parte do experimento, adicionou-se 6 mol/L de HCl a 5 tubos de ensaio e a cada um foi acrescentado em rapas um respectivo