Economia Ana Cc
Curso Técnico de Secretariado 2012/2015
“Justiça Social e Nível de Vida dos Portugueses”
Ana Margarida Cibrão Monteiro
Catarina Isabel Peixoto Campos
Justiça
Num sentido mais amplo pode ser considerado como um termo abstracto que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais e em ordem à equidade.
Sua ordem máxima, representada em Roma por uma estátua, com olhosvendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos".
Justiça Desequilibrada
Se a justiça social passa pela existência de condições de acesso dos cidadãos à saúde, à educação, à segurança social e à justiça, e se cabe ao Estado providenciar esse acesso, é necessário que haja um suporte financeiro. Esse suporte é providenciado pelos cidadãos. Mas Portugal está a perder população seja através da emigração seja através da parca natalidade, o que põe em causa esse financiamento.
Para haver justiça social, tem de haver um equilíbrio na sociedade entre direitos e deveres. a educação é o veículo essencial para uma equidade social, para uma equidade de oportunidades.
Portugal é dos países com menos justiça social da UE-25, segundo o relatório da Comissão Europeia sobre protecção e inclusãosocial/2007, ontem divulgado em Bruxelas.
No capítulo inclusão social do relatório, a economia portuguesa é descrita como estruturalmente débil, com um modelo de desenvolvimento assente em actividades não especializadas e de mão-de-obra intensiva, que proporcionam salários baixos e empregos de pouca qualidade ;o que induz baixos níveis de produtividade e um elevado número de trabalhadores pobres , 11,4 por cento em 2003.
O mercado de trabalho nacional