hidrocefalia e microcefalia
MICROCEFALIA
ORIGEM, CARACTERÍSTICAS,
TRATAMENTO, PORCENTARGEM
E FREQUÊNCIA
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
ORIGEM
HIDROCEFALIA
Palavra de origem grega, Hidro=água; Céfalo=cabeça, que caracteriza uma doença congênita (adquirida durante a gestação) ou adquirida quando ocorre um acúmulo anormal de líquido LCR (líquido cefaloradiquiano) em áreas específicas do cérebro chamadas ventrículos. Ou seja, ocorre um desequilíbrio deste líquido em relação a quantidade produzida e reabsorvida, como consequência, isso leva ao aumento do ventrículo e da pressão no cérebro.
ORIGEM
MICROCEFALIA
É uma doença provocada por uma insuficiência que ocorre no desenvolvimento do crânio e do encéfalo, originando um crânio pequeno e um cérebro inferior ao normal, isso quer dizer que a cabeça é menor do que o tamanho adequado da criança. Pode ser côngenita, adquirida ou desenvolvida, podendo ser provocada por exposição a substâncias nocivas, ou síndromes genéticas hereditárias.
CARACTERÍSTICAS
MICROCEFALIA
É caracterizado pelo diâmetro cefálico, quando este diâmetro está dois ou mais desvios padrões abaixo da média. Temos dois tipos ou causa de microcefalia:
Primária: provocada por uma anomalia genética, a qual provoca um escasso desenvolvimento cerebral levando, em alguns casos, até a morte
CARACTERÍSTICAS
Secundária: pode ser provocada por perturbações como: defeito de desenvolvimento embrionário como consequência de muitas infecções sofridas pela mãe
(rubéola, toxoplasmose) ou por exposição a radiações ionizantes durante os primeiros meses de gestação.
CARACTERÍSTICAS
HIDROCEFALIA
Quando bebê tem como principal característica o crescimento anormal da cabeça com velocidade muito rápida, além dessa temos ainda: rigidez dos membros inferiores, epilepsia, irritabilidade, letargia, vômito e ausência de reflexos normais.
Na infância ou na fase adulta, os sintomas são causados devido ao aumento da pressão no