Hidrocarbonetos e sua importancia
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
ALCANOS, ALCENOS E ALCINOS: hidrocarbonetos na nossa vida.
Marcílio Daniel Barros
* 1.0 - INTRODUÇÃO
Os hidrocarbonetos são compostos que possuem apenas os elementos carbono e hidrogênio na sua composição, de formula CxHy. Os hidrocarbonetos participam do grupo dos compostos orgânicos mais importantes e utilizados. A principal fonte de hidrocarbonetos é o petróleo, fornece não apenas os diversos tipos de combustíveis que constituem aproximadamente 48% da matriz energética brasileira, como a matéria prima para um número muito grande de produtos acabados que tem origem na indústria petroquímica. Os hidrocarbonetos são divididos em vários subgrupos, com algumas características particulares como suas aplicações e propriedades definidas. Alguns desses subgrupos são os alcanos, alcenos e os alcinos.
Geralmente, compostos como os alcanos, cujas moléculas possuem apenas ligações simples, são chamados de compostos saturados, pois, contêm o número máximo de átomos de hidrogênio que um composto de carbono pode possuir. Compostos com ligações múltiplas tais como alcenos, alcinos e hidrocarbonetos aromáticos, são chamados de compostos insaturados, pois possuem menos que o número máximo de átomos de hidrogênio, podendo ser hidrogenados em condições apropriadas. Como antes dito, as aplicações dos hidrocarbonetos de grande importância no nosso dia- a- dia, por exemplo, o gás natural e os derivados do petróleo são referencias quando tomamos a falar sobre os alcanos.
Já para citarmos sobre os alcenos não poderíamos deixar de falar sobre o eteno ou etileno como também é conhecido que em condições ambientes é um gás. Industrialmente, ele é obtido pela quebra (cracking) de alcanos de cadeias longas. A partir dele, pode-se fabricar um grande número de polímeros (plásticos). Em algumas situações particulares, o etileno pode ser usado na produção de álcool