“Aspetos sintático-semânticos das orações relativas com como e quando” – telmo móia
700 palavras
3 páginas
Resumo:“Aspetos Sintático-Semânticos das Orações Relativas com Como e Quando” – Telmo Móia
Este resumo servirá para sintetizar o artigo de Telmo Móia.
Neste artigo, o autor debruça-se sobre a problemática da classificação das estruturas encabeçadas por como e quando. Refere que os autores se dividem entre classifica-las como Orações Adverbiais Temporais ou Orações Relativas, e toma partido da segunda hipótese, pondo em cheque algumas gramáticas portuguesas e as suas classificações não-consensuais acerca do tema na primeira parte do ensaio.
Na segunda parte, dá-nos a conhecer os 5 sintático-semânticos que vão suportar a sua tese, sendo que os dois primeiros envolvem o contexto em que a oração se encaixa, a terceira envolve diretamente o pronome, e as duas últimas envolvem a estrutura interna da oração:
• Ocorrência dos sintagmas em posição nominal argumental, característico das orações sem antecedente expresso;
• Ocorrência dos sintagmas com antecedente expresso, tanto em estruturas restritivas como explicativas;
• Ocorrência de quando como morfema pró- SN;
• Possível ligação de como e quando a posições argumentais;
• Possível ligação de como e quando a posições no interior de frases encaixadas, instanciando um movimento relativo longo.
Para elaboração do primeiro ponto, Móia refere que a possibilidade de ocorrência de estruturas oracionais com como e quando em posição nominal, podendo ate ser argumental, evidencia o desajuste da aplicação do epíteto adverbial a estas estruturas.
No segundo ponto, é dito que a possibilidade da ocorrência de estruturas oracionais com como e quando dentro de sintagmas nominais com núcleos lexicalmente realizados, mostra que como e quando podem funcionar como pronomes “relativos” com antecedente expresso.
No caso de como, a sua ocorrência com antecedentes expressos, quer em estruturas restritivas, quer em estruturas explicativas, tem sido referida por diversos autores e parece pouco problemática.
Quanto a quando, a sua