Hidrocarbonetos como fonte de energia
É sabido que os hidrocarbonetos, sob a forma de gás natural ou de petróleo, formam-se e acumulam-se no subsolo ao longo de milhões de anos.
A exploração e a produção dos hidrocarbonetos não só exige investimentos consideráveis, bem como metodologias muito avançadas para se poder trabalhar em condições cada vez mais complexas e em regiões de acesso muito difícil.
Nas páginas que se seguem vou tentar sintetizar, com a ajuda de algumas ilustrações, o que são os hidrocarbonetos, a sua origem, a sua acumulação, a sua pesquisa em terra e no mar, a sua exploração e produção, a refinação do petróleo e o seu consumo.
As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações.
As energias facilitam o trabalho do homem que em outras circunstâncias teria uma grande dificuldade, utiliza-se a energia para levantar peso, apertar parafuso, mover veículos, ferver água, etc.
No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.
• Petróleo: a partir desse minério fóssil são processados vários subprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.
• Energia hidrelétrica: produz energia elétrica em usinas hidrelétricas, gerada a partir da movimentação de turbinas impulsionadas por água de rios acumulados em barragens.
• Carvão Mineral: esse minério oferece calor para os grandes fornos contidos nas indústrias siderúrgicas e contribui para geração de eletricidade nas usinas termelétricas.
• Biocombustíveis: correspondem, por exemplo, ao álcool e o biodiesel, sendo o primeiro um dos principais, seu uso é bastante difundido no Brasil como combustível em